SPTec
O Estado de São Paulo, em todo o processo de reestruturação econômica, tem como base a especialização produtiva dos lugares. As médias e grandes cidades estão cada vez mais inserindo-se em ramos específicos do mercado tecnológico global, gradualmente deixando de submeter à metrópole e aos polos regionais. Este processo generalizado atrai novos investimentos, que só podem ser bem aplicados e ampliados condicionados a uma adequada organizada base territorial para apoiar a efetividade do crescimento econômico.
Os Parques Tecnológicos cumprem esse papel, não apenas porque reúnem e concentram conhecimento, mas porque estruturam espaços de desenvolvimento urbano local.
Um plano urbanístico antecipa este processo. É essencial para a eficiência de um Parque Tecnológico, pois aumenta sua capacidade territorial para receber, construir e multiplicar o capital investido.
A eficiência também depende da criação de um ambiente saudável, agradável e estimulante aos pesquisadores para produzir inovação.
O novo urbano ambiente deve ser incentivado, com atividades residenciais, comerciais, de lazer funções, extensão para questões de pesquisa. A iniciativa traz novos investimentos para o lugar e a tecnologia produzida dentro de suas fronteiras. Este ambiente de economia de dois sentidos é a fórmula certa para a criação de um ambiente urbano e uma plataforma tecnológica de desenvolvimento.
Nesse sentido, o Índice de Sustentabilidade Urbana para Parques Tecnológicos (ISUTec) foi desenvolvido para este manual, para que futuros projetos possam ser baseados em conceitos e práticas já estabelecidas pelo urbanismo contemporâneo. O ISUTec é composto por 5 categorias (itens), dentro das quais estão expostas 18 diretrizes de sustentabilidade a serem adotadas em projeto e posteriormente avaliado pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia no processo de acreditação. O critério de pontuação e bônus para acreditação foi adotada e não zerou em nenhuma diretriz das quatro primeiras categorias.
O Índice de Sustentabilidade Urbana para Parques Tecnológicos (ISUTec) foi desenvolvido para este manual, para que futuros projetos possam ser baseados em conceitos e práticas já estabelecidas pelo urbanismo contemporâneo.
Localização
São Paulo, SP, Brasil
Projeto
2012
Construção
-
Área
-
Fotos
-