Residência Sumaré
O projeto de reforma foi concebido pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha com a colaboração do escritório Piratininga Arquitetos Associados. A construção original data da década de 70, em um terreno de aproximadamente 800 m².
A intenção do projeto foi evidenciar o caráter prismático da construção original e reinseri-la no lote pela viabilização de passeios e jardins que reconfiguraram o terreno original. Desta forma, varandas, jardins, piscina e solarium se integram à nova conformação do edifício e seu terreno. São 613 m² de construção que atendem ao programa tradicional de uma residência em São Paulo.
O nível original da sala foi conservado como andar de acesso. No andar superior estão localizados os dormitórios e banheiros, abaixo localizam-se a sala de refeições, cozinha e área de serviço. O paisagismo desenvolvido se integrou à solução arquitetônica proposta.
A intenção do projeto foi evidenciar o caráter prismático da construção original e reinseri-la no lote pela viabilização de passeios e jardins que reconfiguraram o terreno original.
Localização
São Paulo, SP, Brasil
Projeto
1999
Construção
2000
Área
613 m²
Fotos
Acervo Piratininga Arquitetos Associados
Outros projetos com Paulo Mendes da Rocha: