Praia do Sol na Represa Guarapiranga
O empreendimento compreende o projeto de urbanização e paisagismo de uma área situada às margens da Represa Guarapiranga, na zona sul do município de São Paulo, de forma a transformá-la numa área de lazer.
O projeto modifica a área de lazer precária ora existente às margens da Represa de Guarapiranga, constituindo um parque denominado Praia do Sol, através de três elementos construtivos e estruturadores que passarão a estabelecer a aproximação entre a cidade, a população e as águas, assim como estabelecer um limite físico e paisagístico da área.
O primeiro elemento, uma cobertura em estrutura metálica implantada paralela à Rua Porto Alexandre (rua a ser desafetada para o projeto) com dimensões de 12 m de largura por 157 m de comprimento, abriga e organiza em 1.884,00 m² de projeção os principais serviços que deverão atender os usuários do local - sanitários, vestiários e lanchonetes, e estabelece um filtro entre as edificações lindeiras ao terreno e a Praia. Ela conecta-se em seu centro a uma estrutura em concreto armado na qual se desenvolve uma arquibancada com capacidade para 350 pessoas e vestiários que atendem à quadra oficial de vôlei de areia.
Paralela à cobertura, o Píer configura o segundo elemento e está localizado sobre as águas da Represa. Constituído por estrutura principal em concreto armado e vigas metálicas, tem piso em barrotes de madeira de eucalipto autoclavado configurando uma “rua aquática” de 200 m.
O terceiro elemento articula os dois primeiros através de passeios que os conectam. Construídos perpendiculares à Cobertura e ao Píer, estabelecem a ligação entre a cota 738,30 m (Cobertura) e a cota 737,40m (Píer) através de enrocamentos (camadas compactadas de rachão) permeáveis que permitem a passagem da água.
Dentro deste perímetro de aproximadamente 40.185 m², o projeto prevê uma área tratada paisagísticamente onde há ainda equipamentos esportivos e de lazer: 01 quadra oficial de vôlei de areia, 04 quadras poliesportivas de areia, um tanque de água (piscina natural), aparelhos de ginástica, um conjunto de equipamentos para lazer infantil e chuveiros.
O projeto modifica a área de lazer precária ora existente às margens da Represa de Guarapiranga, constituindo um parque denominado Praia do Sol, através de três elementos construtivos e estruturadores.
Localização
São Paulo, SP, Brasil
Projeto
2008
Construção
-
Área
40.185 m²
Fotos
-