Praça dos Museus da USP
A Praça dos Museus da USP é composta pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, pelo Museu de Zoologia, pelo Edifício Expositivo e pelo edifício para uso por diversas atividades culturais. O conjunto localiza-se no Campus Cidade Universitária da Universidade de São Paulo.
O projeto do complexo foi confiado ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha, tendo como desafios implantar os edifícios em um terreno de grandes dimensões, com topografia acidentada, encostas íngremes, nascentes e maciços arbóreos. Soma-se a estas constatações a condição de independência funcional de cada museu e a composição íntegra do conjunto edificado.
Em 2002 a decisão foi de implantá-lo na encosta junto ao acesso Portão 3 e, em seguida houve uma segunda versão com sua implantação na Praça do Relógio, paralelamente à raia olímpica (fotos da maquete branca). Em 2010 a versão do projeto na encosta foi retomada para construir o conjunto.
O projeto é orientado por um eixo de articulação e pelos volumes de geometria precisa. O eixo de articulação é uma extensa galeria de exposição elevada do solo e que integra os ambientes de exposição no mesmo nível em todos os edifícios, propiciando uma grande variedade de concepções museográficas.
A forma dada aos museus soluciona os fluxos conciliando os acessos aos locais reservados para o valioso acervo e para as atividades de pesquisa e acadêmicas.
Foi um desafio implantar os edifícios em um terreno de grandes dimensões, com topografia acidentada, encostas íngremes, nascentes e maciços arbóreos.
Localização
São Paulo, SP, Brasil
Projeto
2000 | 2003 | 2012
Construção
-
Área
81.239 m²
Fotos
Vinícius Gonçalves
Outros projetos com Paulo Mendes da Rocha: