Plano de Inclusão Socioeconômico e Territorial para a Zona Sul de São Paulo
O Centro de Monitoramento Territorial é um empreendimento imobiliário público/ privado entre os bairros de Capela do Socorro, Campo Grande, Jardim São Luís e Santo Amaro na zona sul de São Paulo.
O projeto é uma intervenção urbana voltada à geração de emprego e, portanto, à inclusão socioeconômica da população que ocupa o referido território - região historicamente alheia ao desenvolvimento oficial da cidade. O objeto de estudo foi a relação entre território e economia a partir de um diagnóstico detalhado (evolução histórica) concluindo em diretrizes de reocupação com novos critérios urbanísticos.
O projeto foi estrategicamente estruturado em duas intervenções públicas: dois prédios, o primeiro, com 16.900 m², vai centralizar em um só local as instituições públicas vinculadas ao monitoramento de informações sobre o território da cidade - o Centro de Monitoramento do Território - CMT e o segundo, com 13. 915 m², é um Centro de Qualificação que atenderá a população de submunicípios abrangentes. Os temas desenvolvidos nos programas dos dois projetos públicos apresentados são resultado direto do diagnóstico apresentado.
O instrumento legal para viabilização do projeto urbanístico desenvolvido foi aprovado por meio da lei nº 13.885/25 de agosto de 2004 pela Câmara Municipal de São Paulo, no que diz respeito aos objetivos de ampliação de oportunidades e uma visão planejada da relação entre as atividades econômicas e o território. O plano de inclusão econômico-territorial da região sul de São Paulo configurou-se como Operação Urbana aprovada conforme previsto no Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257, de julho de 2001).
O projeto é uma intervenção urbana voltada à geração de emprego e, portanto, à inclusão socioeconômica da população que ocupa o referido território.
Localização
São Paulo, SP, Brasil
Projeto
2004
Construção
-
Área
22.000.000 m²
Fotos
-