Parque Tecnológico de Piracicaba
O Piracicaba Tech Park é uma iniciativa criada e gerida pelo governo do Estado de São Paulo para cobrir o território do Estado. Piracicaba, importante polo agrícola recebe o PTECP. Expressa o objetivo permanente de promover a pesquisa, a inovação tecnológica, estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas, bem como apoiar o desenvolvimento de atividades empresariais.
O arranjo produtivo local focou no desenvolvimento de tecnologia para combustíveis renováveis, reunindo a cadeia produtiva agropecuária, industrial, comercial e de serviços, como referência internacional.
A localização do site é um greenfield próximo à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) o que confirma a meta decisiva de promover a interação com empresas privadas. Os objetivos do desenho urbano proposto também se harmonizam com o desenvolvimento imobiliário. No caso do PTECP, o projeto inclui três setores:
• Prédio administrativo do parque com iniciativas de incubadoras e laboratórios (projetados pelo PAA e já concluídos), a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), e prédios para serviços, hospedagem, hotel e centro de convenções;
• Lotes para empresas de desenvolvimento tecnológico;
• Terrenos para loteamentos, prédios de escritórios e shopping.
O sistema viário, a rede de infraestrutura e o sistema de áreas verdes foram projetados para integrar os três setores como espaço público.
Expressa o objetivo permanente de promover a pesquisa, a inovação tecnológica, estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas, bem como apoiar o desenvolvimento de atividades empresariais.
Localização
Piracicaba, SP, Brasil
Projeto
2011
Construção
-
Área
450.000 m²
Fotos
-
Outros projetos com Paulo Mendes da Rocha: