Instituto Fernando Henrique Cardoso
O espaço hoje ocupado pelo Instituto Fernando Henrique Cardoso abrigava o Automóvel Clube do Brasil, antiga instituição dos engenheiros de estrada, que andavam muito em voga nos anos 40 quando o Brasil expandia suas rodovias.
Localizado no centro de São Paulo, o lugar tem vista para o viaduto do Chá e para o Teatro Municipal. O projeto original de interiores foi assinado por Gregori Warchavchik, pioneiro da arquitetura moderna no Brasil, dentro do prédio assinado pelo polonês Lucjan Korngold.
O projeto para adequação do antigo Automóvel Clube para o Instituto Fernando Henrique Cardoso conservou a originalidade do projeto de 1951 e implantou condições ideais para conservação do acervo pessoal do ex-presidente. O processo incluiu impermeabilização, iluminação e climatização para guardar as obras.
No sexto andar há uma sala de 120 m², na qual o ex-presidente trabalha. Um auditório para 70 pessoas foi instalado onde antes eram duas salas. O espaço onde abrigava um bar agora serve para pequenos eventos. No subsolo do edifício fica localizada a biblioteca com mais de 15 mil livros, 550 mil registros eletrônicos, e acervo pessoal do ex-presidente, como fotos com autoridades e presentes recebidos de outros governantes.
O projeto para adequação do antigo Automóvel Clube para o Instituto Fernando Henrique Cardoso conservou a originalidade do projeto de 1951 e implantou condições ideais para conservação do acervo pessoal do ex-presidente.
Localização
São Paulo, SP, Brasil
Projeto
2004
Construção
2004
Área
1.950 m²
Fotos
Maíra Acayaba