Instituição financeira
Neste projeto de ocupação foram pedidas intervenções pontuais que promovessem a inclusão de ambientes de trabalho colaborativos, ambientes que promovessem encontros informais e ambientes para descontração numa área de 1.420,00 m² ocupada anteriormente apenas por mesas-plataforma num arranjo similar às salas de aula convencionais.
A partir da leitura espaço-funcional entendemos que, embora devêssemos manter os eixos principais de circulação, quer das entradas quer da circulação existente junto ao core do pavimento, deveríamos propor um percurso mais permeável e natural aos diferentes ambientes de trabalho necessários para a transformação da ocupação pretendida.
Por se tratar de uma planta retangular, de boa geometria e proporção, estabelecemos que junto aos ambientes das duas fachadas principais do edifício, Av. Faria Lima e Rua Lopes Neto, implantaríamos respectivamente um “hub” para encontros, reuniões e apresentações de ideias e no outro uma área de estar, descontração e alimentação, de modo a restaurar os ânimos dos usuários do andar, bem como promover os encontros informais e casuais.
Foram dois os grandes desafios deste projeto: o primeiro, de propor uma intervenção que mudasse por completo o uso e a forma dos ambientes existentes, trazendo uma nova atmosfera para a experiência dos seus usuários com a proposta de novos ambientes para se trabalhar e, o segundo, de ser uma obra econômica que não tivesse grandes e custosas intervenções na infraestrutura existente. Desafios estes que foram alcançados de modo harmônico no projeto proposto.
Foram dois os grandes desafios deste projeto: propor uma intervenção que mudasse por completo o uso e a forma dos ambientes existentes, e ser uma obra econômica que não tivesse grandes e custosas intervenções na infraestrutura existente.
Localização
São Paulo, SP, Brasil
Projeto
2020
Construção
2020
Área
6.900 m²
Fotos
Acervo Piratininga Arquitetos Associados