Eixo Platina
É um plano urbanístico para requalificar a área envoltória a Rua Platina (nomeado como "Eixo Platina"), localizada entre os bairros Tatuapé e Belém na cidade de São Paulo.
O foco desta contratação (houve outras sobre o mesmo local) é a definição do arranjo lógico e coordenado de meios técnicos – físico-espaciais, legais-jurídicos e econômico-financeiros – capazes de suportar o “desenvolvimento humano” previamente idealizado pela Porte.
O objetivo é que tais meios se apresentem como um Projeto de Intervenção Urbana (PIU) a ser formalizado para a sociedade na forma de uma Manifestação de Interesse Privado (MIP), instrumento técnico-administrativo preliminarmente definido como o mais indicado para mediar as tratativas político-legislativas e viabilizar a implementação do plano desenvolvido.
Seguindo a metodologia desenvolvida para este plano, a criteriosa leitura preliminar conduziu à caracterização do território. O Eixo Platina é nitidamente um espaço de assimilação e de transição histórica cultural e urbanística inserido no contexto metropolitano, junto à rede de transporte de alta capacidade. Para que se efetive como eixo de articulação entre novos empreendimentos imobiliários diferenciados é preciso tratá-lo paisagística e urbanisticamente integrando os tempos, os lugares e as pessoas ao longo do percurso requalificado.
O foco é a definição do arranjo lógico e coordenado de meios técnicos – físico-espaciais, legais-jurídicos e econômico-financeiros capazes de suportar o “desenvolvimento humano” previamente idealizado pela Porte.
Localização
Rua Platina, Tatuapé, São Paulo, SP, Brasil
Projeto
2018
Construção
-
Área
1.250.000 m²
Fotos
-