Conjunto Residencial Comandante Taylor
A articulação entre o Movimento dos sem-teto do Ipiranga e o Piratininga Arquitetos Associados se constrói há 10 anos. E agora, nesta oportunidade de empreender a realização deste projeto, celebra nossa convergência de visões sobre a função social do território da cidade, buscando alternativas para a questão da moradia nos centros urbanos, captando recursos, agregando parceiros e interagindo para que se criem políticas públicas de habitação. Portanto, este projeto reitera esta articulação como responsável e sujeito da sua história.
O conjunto é composto por 421 unidades habitacionais, com 2 matrizes diferentes de planta das unidades e área privativa variável de 48 a 50 m². Catorze destas unidades atenderão ao programa especialmente dedicado a idosos que vivem sozinhos, com 29 m² de área privativa com sala-quarto, banheiro, cozinha e área de serviço.
O conjunto compõe-se de 14 blocos construídos com o sistema de alvenaria estrutural. Assentados sobre os patamares oferecidos pela topografia do terreno, os blocos tem até 4 andares superiores e até 3 inferiores, se adotado como térreo o acesso pela Av. Comandante Taylor.
Os espaços coletivos, conectados às ruas e articulados pelo conjunto de rampas e escadarias, são destinados à convivência a céu aberto com praças, jardins, pérgolas e brinquedos infantis. Os galpões existentes reformados abrigam atividades esportivas, culturais e de entretenimento e também o centro de atividades para idosos.
As condições de conforto ambiental foram verificadas por meio de programas de simulações de ventos e de variação de temperatura para favorecer as condições de movimentação de ar e consequentemente evitar as bolhas de calor.
A transição entre os espaços de uso coletivo e os privativos se fará por meio de torres de escadas e das passarelas alinhadas com os blocos. Estas mesmas passarelas propiciam a convivência regrada entre os moradores. O sistema construtivo adotado para esta parte do conjunto é concreto protendido com peças pré-fabricadas.
O conjunto é composto por 421 unidades habitacionais, com 2 matrizes diferentes de planta das unidades e área privativa variável de 48 a 50 m².
Localização
São Paulo, SP, Brasil
Projeto
2008
Construção
2009
Área
29.300 m²
Fotos
Maíra Acayaba