top of page

Apartamento na Alameda Lorena

O jovem casal se apresentou com a perspectiva de ampliar um apartamento para receber amigos e aumentar a família. O projeto consideraria como ponto de partida o apartamento duplex na cobertura e a ampliação seria incorporar o andar abaixo com as suítes. Dessa forma, o andar intermediário foi totalmente dedicado à convivência coletiva – ambientes de salas com diferentes usos, as paredes como suporte de obras de arte e a cozinha, lugar de preparar a comida junto com a família e amigos. O andar mais alto com área de lazer – piscina, sauna, churrasqueira, sala de brinquedos e dala de TV - teve menor intervenção de reforma.

Para conectar os 3 andares foram projetadas aberturas nas lajes para a instalação de elevador interno e uma escada. Estas duas intervenções exigiram trabalhos de cálculo estrutural. E o acréscimo de banheiros no andar dos dormitórios foi somado à melhoria da condição de banho (reserva de água quente e maior pressão). Para acomodar os novos reservatórios foi necessário reforçar a laje sobre a área da churrasqueira com fibra de carbono.

O projeto de arquitetura completo abordou as obras civis, o detalhamento de todos os itens de marcenaria, marmoraria e de serralheria, as opções de especificação de sistemas, materiais de acabamento e de revestimento. Além de desenvolver o projeto, foi feita a compatibilização dos sistemas de instalações – elétrica, hidráulica, mecânica e de automação. E desde o início da execução da obra, dedicamos a imprescindível assistência diante de algumas situações imprevisíveis na fase de projeto.

O projeto de arquitetura completo abordou as obras civis, o detalhamento de todos os itens de marcenaria, marmoraria e serralheria, as opções de especificação de sistemas, materiais de acabamento e de revestimento.

Localização

São Paulo, SP, Brasil

Projeto

2019

Construção

2020

Área

490 m²

Fotos

Acervo Piratininga Arquitetos Associados

Co-autoria: Bruno Rossi Arquitetos

bottom of page